Inscrições e presenças
Não é recomendado a criação de um sistema próprio de inscrições e presenças, pelos motivos discutidos no projeto do FCT App.
Inscrições
Formulário
Recomenda-se a utilização do Google Forms. Plataformas como o Even3 cobram taxas e são limitadas, o que pode dificultar os trabalhos da organização.
A SECOMPP é um evento público, então, não restrinja os formulários de inscrição e de presença somente a Unespianos.
O formulário de inscrição deve solicitar:
Para fins cadastrais:
- Nome completo sem abreviações:
- Para controle de presenças e para a emissão do certificado de participação;
- E-mail (institucional, se for aluno da Unesp):
- Para entrega do certificado de participação;
- Telefone:
- Somente para contatos por texto sobre a inscrição;
- CPF:
- Para controle de presenças e para a emissão do certificado de participação;
Deixe explícito nas descrições os motivos pelos quais cada informação é solicitada. Não solicite o número do RG, pois ele está em desuso.
Para fins de coleta de estatísticas:
- Se aluno da Unesp:
- Número do RA;
- O RA, em sua composição, fornece o curso e o ano de ingresso do aluno;
- Número do RA;
- Se servidor da Unesp:
- Cargo na instituição;
- Aluno de outras instituições:
- Instituição de ensino;
- Curso;
- Por onde soube do evento;
Para participação no evento:
- Minicursos que deseja participar;
Se nenhum minicurso for selecionado, a participação no evento é gratuita, uma vez que as palestras são de livre acesso. No entanto, os certificados de participação só serão emitidos para os pagantes. Não deixe de informar isso no formulário.
Para resguardo legal:
- Uma caixa de seleção obrigatória de que o participante concorda com a política de tratamento de dados do CACiC.
- Uma caixa de seleção obrigatória de que o participante concorda com os termos da licença de uso de imagem. Caso o participante não concorde, ele deve marcar a caixa assim mesmo e enviar uma solicitação à organização do evento para que sua imagem não seja utilizada.
Para conferência da organização:
- Comprovante do pagamento da inscrição.
Isso é importante, pois nem sempre o pagamento é feito pelo próprio inscrito.
Pagamento
O pagamento deve ser feito por meio da chave Pix da FUNDACTE (00.395.519/0001-16
). Não deve-se utilizar a conta bancária de um aluno, para evitar problemas com o fisco, com o bloqueio de valores pelo banco e com a prestação de contas.
Caso estritamente necessário, o participante poderá optar pelo pagamento em dinheiro, que deve ser recolhido pelo CACiC e repassado à FUNDACTE.
Presenças
Recomenda-se a coleta de presenças por meio de listas digitais, para que elas não sejam perdidas ou rasuradas. Além disso, elas evitam problemas com escritas ilegíveis.
É comum que, muitos anos após o evento, o CACiC seja questionado sobre a presença de um participante. Por isso, é importante manter as listas de presença arquivadas, o que é mais fácil de fazer com listas digitais.
É possível utilizar o Google Forms para isso: solicite somente o CPF do participante no formulário e faça a identificação com o cruzamento dos dados das inscrições.